— 18 de dezembro de 2023
Apesar da construção simplificada, as peças da linha Cuiabá mantém as características desse grande mestre: estética, conforto, inovação e acabamento. Essas mesmas qualidades se aplicam com maestria aos indumentos da Handred. LEIA MAIS

Assim como o contato com a obra de Sergio Rodrigues abriu caminhos para André Namitala se apaixonar pelo mobiliário brasileiro, a estampa Cuiabá foi a porta de entrada para a tradução do trabalho do arquiteto e designer em forma de vestimentas. "Sempre gostei do Espelho Cuiabá e o imaginava formando um xadrez. Antes mesmo de me aprofundar na pesquisa, essa estampa já estava pronta na minha cabeça", revela André. 

O Espelho Cuiabá – que o estilista viu e sentiu amor à primeira vista numa ida ao Shopping de Antiquários em Copacabana – é uma das peças icônicas da linha de mobiliário que Sergio Rodrigues desenvolveu em torno de 1985 para o Hotel Eldorado Cuiabá, em Mato Grosso, para o qual foi convidado a elaborar a arquitetura de interiores. Uma das premissas do projeto era que as peças do hotel fossem produzidas na região, que na época ainda carecia de marcenarias sofisticadas. Transformando essa limitação em potência, Sergio desenvolveu o conjunto de móveis a partir de quadros laterais com seções e cantos arredondados, além dos ubíquos círculos, marca registrada em sua produção. 

Apesar da construção simplificada, as peças da linha Cuiabá – poltrona, cadeira, banqueta e mesinha lateral, além do espelho, todos em freijó local – mantém as características desse grande mestre: estética, conforto, inovação e acabamento. Essas mesmas qualidades se aplicam com maestria aos indumentos da Handred: André pega emprestado o jogo entre círculos e retângulos do Espelho Cuiabá para dar corpo a peças com acabamentos que mimetizam os esquadros do espelho de maneira variada e arrojada, sem por isso abrir mão do conforto e simplicidade tão caros a ambos os criadores. Desde o veludo de seda recortado a laser, passando pela reprodução de espelhinhos em freijó unidos em pequenos nós com linha de pesponto, até a técnica de bordado Richelieu – de origem francesa e já tipicamente nordestina –, o desfile de túnicas, camisas, regatas, calças e shorts compõem um verdadeiro tributo à versatilidade de Sergio Rodrigues, que ganha nova vida na mais recente coleção da Handred.

Marina Dias Teixeira