— 15 de julho de 2025

Entrevistamos o arquiteto da nova loja Jardins em um dia frio e o resultado foram revelações quentinhas sobre processo criativo e a troca ao longo dos projetos com a marca: "a Handred é mais do que um lugar de compras rápidas, é um espaço de permanência, troca e experiências”. LEIA MAIS

Foi inaugurada a nova loja Handred Jardins na Bela Cintra! Mais do que um novo endereço, o espaço apresenta uma evolução na linguagem da marca, refletindo um momento de amadurecimento estético e um convite à permanência.

Com projeto assinado pelo Studio Gaibola, comandado pelos arquitetos Federico Concilio e Luiz Pataro, a nova loja une sofisticação despretensiosa e brasilidade urbana. O olhar do diretor criativo André Namitala está por toda parte, com obras garimpadas e itens a venda. Tapeçarias de Genaro de Carvalho e Douchez, da galeria Passado Composto; quadros de Jean Gillon e Rubem Dario, tapeçaria da A.para, objetos de Brennand, móveis de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes e segue... cada canto traz uma história da marca.

Em um dia invernal de São Paulo, sentamos no sofá e poltrona Tonico na loja recém inaugurada e levamos um papo com Federico Concilio, arquiteto do projeto.

1. Federico, esse já é seu quarto projeto com a gente. Como foram as escolhas do que manter como identidade da marca e do que inovar?

Desde a loja pop-up do Pátio Higienópolis veio se definindo uma nova imagem dos espaços físicos da marca que estão acompanhando a sua nova etapa. Cada loja tem sua identidade, isso é importante para não banalizar o espaço, mas elas também mantém elementos em comum, como o uso das madeiras, os espaços mais aconchegantes, os provadores curvos. Nessa loja entramos com novos materiais e novos tons, mais quentes e terrosos para marcarmos esse novo momento.

2. Qual é o seu detalhe predileto do projeto?

O uso de novas cores e o painel de marchetaria, que gera um canto inesperado. 

3. Em termos de linguagem, onde você enxerga uma evolução da Handred nessa nova loja? E quais as maiores novidades desse novo espaço?

As mudanças de tons e os novos materiais que inserimos são os pontos mais evidentes da evolução da marca e de seu espaço em conjunto. Nessa loja ganhamos também novas concepções de espaço, muito por conta de como a luz entra pelo pátio e pelo teto em geral. O pátio é com certeza uma grande novidade, um espaço que reforça o caráter da loja de ser um lugar de encontros e permanência e não só de compras rápidas. 

4. Sabemos que existem clientes e clientes... Como é trabalhar com o André, que muitas vezes tem uma visão muito clara do que gostaria?

Andre é tanto criativo quanto curioso, isso lhe dá uma bagagem de referências e ideias muito ampla, além de ter-lhe permitido criar ferramentas para que o começo de cada discussão seja um ponto de partida, um estímulo e não uma chegada. Nosso processo criativo é de fato um percurso cheio de imputes e afinamentos, nunca banal ou stagnato. 

5. Sabemos que a amizade entre você e o André veio em paralelo ao primeiro projeto juntos. A loja da Bela Cintra já é o quarto projeto. A intimidade é muito importante nos processos criativos. Quais as principais interseções entre vocês dois que você considera que se revelam hoje nos espaços físicos da Handred?

Dizer que temos afinidades de gosto seria muito redutivo da nossa amizade, nesses anos criamos um conhecimento recíproco bastante profundo e sincero, de entendimento e compreensão muito afinados. E de muito diálogo, porque é bom também não estar sempre de acordo, é assim que um instiga ao outro um novo olhar e perspectiva, o que é algo muito rico.

Essa dinâmica gera uma linguagem nossa muito amalgamada e comum, tem André e Federico no olhar sobre o moderno sem ser nostálgico, nos espaços íntimos e um pouco inesperados, no Rio de Janeiro que abraça São Paulo e vice-versa sem medos. 

6. Alguma curiosidade que ninguém imagina?

A Handred Jardins nasce já com uma história, há muitas almas que a compõem, de atelier e lojas pop-up que marcaram fases da Handred e que aqui se unem numa identidade ainda assim única. Estou especialmente ansioso para usufruir entre amigos e clientes do pátio, que inclusive já teve sua pista de dança inaugurada no evento de abertura da loja.

A Handred Jardins nasce como um ponto de encontro — um espaço onde o design convida, o tempo desacelera e a moda ganha corpo com leveza e elegância.
Rua Bela Cintra, 1941 - Jardins.