— 18 de junho de 2021
Confira nossa playlist sobre Bethânia em comemoração a sua vida e a sua arte e o curta documental “Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show” (1965), dirigido por Julio Bressane. LEIA MAIS

Hoje comemoramos o aniversário de 75 anos da Abelha Rainha da música brasileira: Maria Bethânia.

Nascida em Santo Amaro, na Bahia, Bethânia foi a primeira dos quatro baianos a vir para o Rio de Janeiro, em 1965. Começou sua carreira substituindo Nara Leão no espetáculo Opinião, onde imortalizou sua interpretação da música Carcará, um hino das músicas de protesto.

Avessa a movimentos, Bethânia se recusou a participar do disco Panis At Circensis, símbolo do movimento Tropicalista. Trilhou uma trajetória solo, mas não solitária. Cantou muitos artistas, da música de protesto ao samba, tornando-se um nome incontornável na história da música do país.

10 anos depois, Maria Bethânia sonhou que precisava voltar a cantar com Gil, Caetano e Gal. Com os amigos montou Os Doces Bárbaros, encontro que se tornaria um dos mais importantes da música brasileira. Sua trajetória virou samba em 2016, quando a Mangueira, sua escola de coração, se consagrou campeã com o enredo “Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oiá”

Preparamos uma playlist sobre Bethânia em comemoração a sua vida e a sua arte.

Abaixo, disponibilizamos o link do curta documental “Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show” (1965). Dirigido por Julio Bressane, o filme revela os bastidores do espetáculo Opinião, quando o mundo descobriu Bethânia.