— 08 de maio de 2025

Exposição Galeria Passado Composto Sec XX e lojas Handred, veja as obras dos grandes mestres tapeceiros que inspiraram a coleção Ponto Brasileiro. LEIA MAIS

A galeria-antiquário Passado Composto Século XX foi cenário do nosso encontro com as tapeçarias na Semana de Moda de SP, SPFWn59. Comandado por Graça Bueno, querida parceira e amiga, o espaço abriga no momento a exposição Melodias das Tramas, aberta ao público. Apresenta conjunto de tapeçarias planas e escultóricas, bordadas à mão e tecidas no tear. Reúne obras de nomes fundamentais da tapeçaria artística brasileira, muitos deles, fontes de inspiração da coleção de Inverno Ponto Brasileiro como Genaro de Carvalho, Jacques Douchez, Norberto Nicola, Jean Gillon, Rubem Dario, Sylvio Palma, Maria Helena Andrés, Gilda Azevedo e Jorge Cravo.

Instalada em uma casa histórica na Alameda Lorena, a Passado Composto resiste em meio às transformações do bairro, celebrando há dezesseis anos o legado da tapeçaria modernista no Brasil. Sua atuação contínua resgata a memória desses mestres, preservando um patrimônio visual e têxtil de relevância nacional e internacional. 

Levamos um pouco da galeria para dentro das nossas lojas com obras de alguns desses grandes mestres tapeceiros. Estudos em guache para futuras tapeçarias podem ser encontrados em nossas três lojas: Shopping Iguatemi Faria Lima (SP), Jardins (SP) e Ipanema (RJ). Venha ver de perto, enquanto a coleção está nas araras.

Cartão Modelo, Rubem Dario (1965). Obra exposta na loja Handred Jardins.

Guache sobre papel, com o tema de vegetação. São duas pinturas em uma. Pendurada no teto da loja, é possível ver ambos os lados da pintura. Seus estudos em guache tinham teor muralista e por isso foi para a tapeçaria.

Cartão Modelo, Rubem Dario (1966). Obra exposta na loja Handred Jardins.

Guache sobre papel, com o tema de vegetação. O artista "mineiro-carioca", reconhecido como "mágico das cores" pelas suas obras multicoloridas, teve uma carreira curta e meteórica. Variava de temas naturais e abstratos a geométricos e figurativos. 

A mãe de Rubem era estilista e introduziu elementos em alto relevo em suas tapeçarias através de bordados. Embora tenha cogitado abrir seu próprio atelier para bordar e tecer suas obras, Dario se encantou com o artesanato da Penitenciária de Bangu, no RJ. Produziu também no Artesanato Guanabara, famoso atelier têxtil da época.

Estudo de Tapeçaria, Jean Gillon (1965). Obra exposta na loja Handred Jardins.

Técnica guache sobre papel, com motivo de carnaval. Um quadrado de 28x28cm, representa cores, formas e movimento de um bloco que passa.

Estudo de Tapeçaria, Jean Gillon (1970). Obra exposta na loja Handred Shopping Iguatemi.

Guache sobre papel, com motivos abstratos. Jean Gillon (1919-2007) era filho de agricultores, pintor, ilustrador, cenógrafo, arquiteto, projetor de móveis e tapeceiro. Romeno, veio ao Brasil atraído pelo boom da
arquitetura modernista dos anos 50/60. Abriu loja de móveis próprios e ganhou muitos prêmios por seus móveis e tapeçarias. Jangada é sua poltrona mais famosa.

Estudo de Tapeçaria, Jean Gillon (1985). Obra exposta na loja Handred Ipanema.

Motivos abstratos, guache sobre papel, referente à exposição no Hotel Crowne Plaza de 1985.

Todas as obras estão disponíveis para compra diretamente com a Galeria Passado Composto.
A exposição Melodias das Tramas tem curadoria de Alejandra Muñoz e Graça Bueno e segue aberta ao público até 21 de junho.

Passado Composto Sec XX - Alameda Lorena, 1996 - Jardim Paulista
Handred Jardins - Dr. Melo Alves 508 - Cerqueira Cesar.
Handred Shopping Iguatemi - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232. Segundo Piso.
Handred Ipanema - Visconde de Pirajá 500A - Ipanema

Texto por: Luísa Pollo