— 19 de janeiro de 2022
Nara, a musa muito além da Bossa Nova. Uma saudação e sugestão de filmes. LEIA MAIS

Em 2022 completou-se 80 anos do nascimento de Nara Leão. Cantora, compositora e violonista, Nara ficou conhecida como Musa da Bossa Nova. O documentário em cinco episódios "O Canto Livre de Nara Leão", disponível no Globoplay, desconstrói esse título para mostrar uma artista e mulher muito maior do que qualquer estilo musical.

Após seu primeiro disco, Nara (1964), a artista já envereda por outro caminho que não o da bossa nova. Em Opinião (1964), seu segundo trabalho, já se coloca como cantora de protesto, indo contra a recém-instaurada ditadura militar. Nos próximos anos, ganharia o Festival de Música Popular Brasileira de 1966 interpretando A Banda, música de Chico Buarque, alcançando assim o grande público brasileiro. Grava com Dominguinhos e Fagner, Erasmo e Roberto, e em 1968 participa do disco-manifesto Tropicália ou Panis at Circencis, que inaugura o movimento tropicalista brasileiro.

Alma livre, Nara foi muitas. Toda essa pluralidade pode ser vista na imperdível série documental, dirigida por Renato Terra. Convidamos vocês a assistir também Nara Leão no programa Ensaio da TV Cultura, de 1973.