— 06 de setembro de 2022
Nossa homenagem a essa profissão milenar.  Leia mais

A alfaiataria é um ofício secular, um saber artesanal transmitido de forma hierárquica pelos próprios alfaiates aos seus pupilos. Consiste na confecção de roupas sob medida, com cortes retos e ajustados, caimento impecável e acabamento da costura precioso e invisível (forros internos ou viés).

A primeira publicação com informações de corte e costura para roupas masculinas é de 1589, na Espanha. Porém só em 1769 foi escrito um guia mais aprofundado sobre a arte da alfaiataria, L’Art du Tailleur, por François Alexandre de Garsault. A publicação trazia informações detalhadas desde como tomar as medidas e aproveitar melhor os tecidos até técnicas de pontos e acabamento.

Inicialmente a alfaiataria era uma profissão estritamente masculina, com organização política e sindical. As mulheres eram contratadas apenas para os acabamentos manuais de costura. A presença feminina na confecção garantia a decência nas modelagens. Só com a escassez de materiais no pós guerra que as mulheres passaram a também usar peças de alfaiataria, pois seus cortes retos desperdiçavam menos tecido.

Hoje a figura do alfaiate se transformou, estão presentes em ateliês e confecções que proporcionam um atendimento especializado e único de roupas sob medida.

Separamos dicas de dois filmes que retratam a figura do Alfaiate; um ficção e outro documentário, um de época e outro atual.

Trama Fantasma de Paul Thomas Anderson.

How to Make a Savile Row Suit – with Anderson & Sheppard.