— November 20, 2025

Se na Era de Aquarius a sutileza e a comunhão da sociedade estão mais afinadas, na estampa de Nayara é também preciso se conectar com o que a imagem provoca. Como se ao escurecer, conseguíssemos ver melhor. LEIA MAIS

Estamos na chegada da Era de Aquarius. Hoje, em nosso Baile, somos música.

Nayara Barros vive no sul da França, em Marseille. No verão de 2025, veio passar as férias no Rio de Janeiro, quando teve seu primeiro encontro com André Namitala, diretor criativo da Handred. Era um dia ensolarado no atelier Handred, centro do RJ, e já nesse primeiro encontro os dois começaram a construir e estruturar ideias iniciais para a encomenda da arte que se tornaria estampa. Nayara pode conhecer o funcionamento da equipe, tocar nos tecidos e observar os processos artesanais para a confecção das peças dentro do atelier.



A inspiração da arte nasceu em um sonho que André teve durante uma viagem ao México. Corpos, silhuetas e paisagens se misturando como corpos em festa. A ideia era conectar tudo isso com o pano de fundo da ideia de celebração. Falaram de introduzir elementos da Era de Aquarius, e que através do desenho evocassem uma nova era de evolução, abundância, riqueza, fertilidade. 

Usando a técnica de pintura com a mistura de guache e acrílica, Nayara partiu de uma paleta clara e tons quentes. Ao longo do percurso, acabaram optando por tons opacos e lavados como num mural onde a pintura envelheceu e perdeu a vibração das cores.

"Eu moro em uma cidade mediterrânea, em Marseille, e o fato de criarmos à distância também foi levado em conta como abordagem. O deslocamento dos corpos no tecido propondo também o deslocamento do corpo que veste o tecido. Corpos em movimento em diferentes territórios e paisagens."



Se na Era de Aquarius a sutileza e a comunhão da sociedade estão mais afinadas, na estampa de Nayara é também preciso se conectar com o que a imagem provoca. Como se ao escurecer, conseguíssemos ver melhor. Nos conectar com uma sensação da roupa, ao invés de com um desenho explícito.


Encerra Nayara, em nosso tempo.