— May 08, 2025

Como surgiu e quais os detalhes culturais e técnicos da estampa que virou tapeçaria de verdade. Nossa parceria com Filipe Jardim e A PAR A Studio. LEIA AQUI

Tudo começou em um encontro desproposital entre nosso diretor criativo André Namitala com o ilustrador Filipe Jardim e a artista têxtil Hélène D'apote no meio da medina de Marrakech, há oito anos atrás. Aceitaram o convite do destino, sentaram e tomaram chás marroquinos já tramando o que viria a ser a primeira parceria entre Filipe e a Handred, para a coleção La Medina (2018).

A estampa Majorelle ilustrava os jardins da residência de Yves Saint Laurent na cidade de Marrakech. E o convite para a SPFW daquela coleção era um pedaço de azulejo pintado pelo próprio Filipe. Delicadezas a parte, tornaram-se amigos. André acompanhou os projetos de arte e moda do Filipe e viu o nascimento da A PAR A Studio, projeto de Hélène que surgiu a partir da vontade de traduzir para a tapeçaria os desenhos vibrantes de Filipe e de outros artistas atuais. Baseada entre a França e o Brasil, Hélène conecta artistas e tecelões, unindo tradições populares e tendências contemporâneas.

Eis que no inverno de 2025 surge “Jardim Brasileiro”, nossa primeira tapeçaria comissionada disponível para venda. Idealizada e confeccionada em parceria com o casal, a partir de desenhos do Filipe e tear manual de Hélène. Ela tem dois tamanhos: 0,9x1,3m e outra maior de 1,4x2m. Os valores e disponibilidade podem ser checados com os vendedores das lojas Handred ou via canal de whatsapp. Você pode ver com seus próprios olhos as tapeçarias expostas em nossas lojas de Ipanema (RJ) e Jardins (SP).

“Jardim Brasileiro” trouxe um desafio especial: foi usado o bordado na ponta da agulha em petit point ou meio ponto gobelin, uma técnica cada vez mais rara e muito presente no auge da tapeçaria modernista brasileira, entre os anos 1950 e 1970. Foi marcada por nomes como Genaro de Carvalho e Kennedy Bahia, que romperam com os motivos clássicos europeus, incorporando cores e formas da cultura brasileira. A tapeçaria em processo ainda virou vestido e desfilou nas passarelas da SPFWn59.

 

Sob o impulso da Handred, A PAR A STUDIO revisita essa tradição, não apenas resgatando um savoir-faire, mas também atualizando-o e criando novos diálogos entre arte, artesanato e moda. "Jardim Brasileiro" se inspira nessa herança, reinterpretando uma técnica de forma contemporânea e reafirmando o valor do gesto manual e da memória têxtil.

Interessados em ter seu próprio Jardim têxtil suspenso, entrem em contato através dos nossos canais de whatsapp ou com as equipes de loja.

Filipe já bateu um papo em nosso blog sobre suas andanças pelo bairro de Higienópolis (SP) em 2023, confira aqui.

Texto: Luísa Pollo